O que Fazer em Maragogi

Embora seja possível visitar Maragogi num esquema bate-volta saindo de Maceió – que está a cento e vinte e cinco quilômetros distante – essa parte do litoral alagoano ostenta belas praias que deveriam ser visitadas sem pressa alguma.

Veja o que fazer em Maragogi.

O que Fazer em Maragogi

1- Visitar as Piscinas Naturais de Maragogi: A grande estrela de qualquer lista sobre o que fazer em Maragogi são as suas piscinas naturais: Galés, Taocas e Barra Grande. As três piscinas são muito parecidas, e saber quais delas você realmente irá visitar costuma ser um dilema. No caso, entre as Galés e as Taocas, a dificuldade em distingui-las é ainda maior, porque elas ficam próximas uma da outra. Em todo caso, visitando apenas uma das piscinas naturais em Maragogi não há necessidade de visitar outras durante a mesma viagem. Um passeio já é mais do que suficiente. Além disso, entre a maré baixa e alta existe um meio termo que eu também evitaria, pois a experiência não será das mais impactantes. Com a maré entre 0,5 e 0,6 diminua as suas expectativas para não se decepcionar. Isso porque, quanto mais alta a maré, mais fundas ficam as piscinas, mais remexida a água, e, consequentemente, menos cristalina. Em dias nublados, ou se tiver chovido no dia anterior do seu passeio, o tal Azul Caribe de Maragogi poderá não se mostrar tão caribenho assim.

2- Fazer um passeio de buggy: Para quem estiver sem carro, um bom passeio para fazer em Maragogi é o de buggy, que leva os viajantes a três ou quatro praias da região em apenas um período (uma manhã ou tarde). Como existem dois itinerários, Praias do Sul e Praias do Norte, se você tiver um dia inteiro disponível e orçamento para investir, dá para fazer as principais praias deste trecho do litoral de Alagoas em apenas um dia. Cada passeio de buggy tem duração entre três e quatro horas, e custa em média R$ 260,00 para até quatro pessoas. Ao norte, o itinerário passa pelas praias do Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue. Ao sul, os destinos, são: praias de Camacho, São Bento, Japaratinga, Bintigui e Barreiras de Boqueirão. Assim como o passeio às piscinas naturais de Maragogi, o passeio de buggy pode ser contratado na orla do centro da cidade. Muitas agências, pousadas e bugueiros oferecem este tipo de serviço por lá.





3- Praias, praias e praias: Depois de ter feito o passeio de buggy pelas melhores praias de Maragogi, reserve um dia para ficar à toa naquela que você mais gostou. Normalmente, as praias que mais encantam os viajantes são as que ficam ao norte do centrinho, como por exemplo: Praia do Burgalhau, Praia de Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue. O pedaço mais movimentado é entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Antunes. É neste trecho, inclusive, que há maior concentração de quiosques e barracas improvisadas que fornecem cadeiras, guarda sol, petiscos e bebida gelada. Mesmo os viajantes que estiverem sem carro próprio, não precisam se preocupar com o deslocamento até estas praias. Isso porque, do centrinho de Maragogi saem vans e micro-ônibus que funcionam como transporte público e vão até estes destinos. No entanto, saiba que as conduções não passam de frente para o mar, mas sim, na rodovia paralela praia. Depois de descer no seu destino, será necessário caminhar entre dez e quinze minutos para chegar à areia.

4- Ver a cidade do alto: O Mirante do Cruzeiro, situado na Pousada Alto do Cruzeiro, oferece as melhores vistas da região central de Maragogi. Portanto, vale a pena reservar um final de tarde para conhecê-lo. Saindo do burburinho central, dá para chegar na Pousada Alto do Cruzeiro caminhando cerca de quinze minutos. Parte do acesso indicado pelo Google Maps é uma subida esquisita sem pavimentação. Em todo caso, se preferir, ir de Uber ou táxi não custará mais do que R$ 15,00.

5- Conhecer Japaratinga: Apenas onze quilômetros de Maragogi, Japaratinga é um município que guarda praias tão lindas quanto a sua vizinha mais famosa. A vantagem, é que seus pedaços de areia são muito menos povoados do que as praias de Maragogi. Ideal para quem está em busca de tranquilidade, dedicar um dia do seu roteiro em Maragogi para visitar Japaratinga será, sem dúvida, uma escolha e tanto. Para os viajantes que gostam de boa estrutura de frente para o mar, a praia do centro de Japaratinga é a melhor escolha. No entanto, para paisagens mais selvagens, recomendo começar sua jornada na Praia Barreira do Boqueirão, que fica a apenas cinco quilômetros do centro.





Deixe seu comentário