Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento Maragogi

O Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento Maragogi são relíquias do que sobrou de um belo prédio erguido no inicio do século 17, com muito esforço pelos fiéis devotos do padroeiro daquela localidade. A construção do mosteiro, segundo os primeiro registros datam de 1634. O prédio servia de pouso para religiosos, que se deslocavam entre a cidade de Olinda e Porto Calvo.

Segundo historiadores, o Mosteiro de São Bento tinha também uma finalidade estratégica de proteção contra invasão de piratas, principalmente franceses e holandeses.

Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento Maragogi

Há quem afirme que da torre do tempo de São Bento, se enviam sinais com espelhos, para a torre da igreja matriz de Porto Calvo. O alerta era dado para o forte que havia na Terra de Calabar, que se preparava para enfrentar os corsários.

Hoje sobraram apenas ruínas desse testemunho do inicio da colonização do território alagoano. Alguns poucos paredões ainda se mantém de pé, como a gritar por ajuda para continuar ali, como testemunha da história. A área foi sinalizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), mas pouquíssimas ações foram realizadas objetivando salvar esse patrimônio histórico.

Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento Maragogi Ossos e Imagens

Ao caminhar pelo local é possível encontrar por toda parte fragmentos de ossos de corpo humano, que foram sepultados nas paredes do tempo. Muitos dessas tumbas foram violadas por caçadores de tesouros. O local também foi visitado por estrangeiros, que usaram detectores de metais, em busca de moedas e instrumentos de metal. Segundo relatos de moradores que residem próximo as ruínas.





As imagens em tamanho natural de madeira, vindas de Portugal foram guardas na pequenina capelinha no distrito de São Bento, depois que o Mosteiro começou a desabar na década de 60. Sobraram apenas as imagens de São Bento, Arcanjo Miguel, Jesus morto e Nossa Senhora das Dores. Está última foi levada para ser restaurada. Entretanto a mais valiosa era a pequenina imagem de São Bento, que foi roubada na década de 80.

O local pode ser visitado por turistas e faz parte do roteiro de passeios de Maragogi. Entretanto muito pouco foi feito para preservar o local, que continua sofrendo com o abandono.

O que os viajantes dizem sobre as Ruínas do Mosteiro de São Bento

É um lugar de contemplação com uma vista panorâmica incrível da praia de São bento, vale a pena visitar e qualquer horário, mas durante o nascer e o pôr do sol, fica ainda mais bonito.
O local é de fácil acesso, embora não tenha placas de sinalização, todos os nativos conhecem bem e explicam como chegar no local.

Estando na região de Maragogi, inclua na rota quando estiver indo para as praias uma passagem pelas Ruínas do Mosteiro de São Bento. Aconselho usar o Wase pois não há boa sinalização. O acesso é por uma rampa íngreme mas tranquilo de chegar. O lugar é bem curioso, a visita sera rápida pois é um espaço pequeno a ser visto. Vale pela vista linda da praia e cidade.

Horário de Funcionamento Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento em Maragogi

  • O local pode ser visitado 24 horas mas o ideal é visitar com a luz do dia

Onde fica, Endereço e Telefone Sítio arqueológico, ruínas do Mosteiro de São Bento em Maragogi

  • R. Ver. Eraldo Vasconcelos, s/n – Maragogi – AL
  • Telefone: não informado

Mapa de localização





Deixe seu comentário